Como podemos te ajudar?
  • A cobrança é por consulta?

    Não, a cobrança é feita por resposta e informação entregue.

  • Alterações na política de privacidade

    A Claro se reserva o direito de modificar esta Política de Privacidade a qualquer momento e sempre mantendo-a atualizada e disponível no site. Nesses casos, você, nosso cliente, será informado sobre as  alterações realizadas, ficando você autorizado, caso venha a discordar das alterações, a cancelar o seu consentimento para tratamento dos dados pessoais.

  • Como faço para gerar o token de consumo?

    1. Após realizar o login no portal, acesse a página "Minhas Aplicações" presente no menu do usuário.

    2. Ao acessar a página, localize a aplicação que deseja consumir e clique para expandir as informações.

    3. Copie a chave pública da API clicando no botão com o ícone de copiar

    4. Em uma nova aba, acesse o site de encode de sua preferência (recomendamos o https://www.base64encode.org/)

    5. Cole a chave pública copiada anteriormente

    6. Coloque : logo após a chave pública

    7. Volte ao portal e copie a chave secreta da API clicando no botão com o ícone de copiar

    8. Volte ao site de encode e cole a chave secreta logo após os : inseridos anteriormente

    9. Clique no botão "Encode" para gerar o token de consumo da API

  • Como realizamos a consulta? (Webservice?)

    A consulta é realizada através de integração com nossa API. Em nosso
    portal você encontra toda documentação e exemplos de código para utilizar a API.

  • Como realizo o consumo da aplicação?

    É possível consumir a aplicação de duas formas, via postman e via programação.

    Como consumir via Postman

    1. Após realizar o login no portal, acesse a página "Minhas Aplicações" presente no menu do usuário.

    2. Ao acessar a página, localize a aplicação que deseja consumir e clique para expandir as informações.

    3. Clique no botão "Baixar Arquivos" para fazer o download do arquivo .json com as informações necessárias.

    4. Abra o Postman e clique no botão "Import"; selecione o arquivo baixado em seu computador e clique em "Ok".

    5. A collection aparecerá no canto esquerdo do Postman e já está pronta para o consumo.

    Como consumir via programação

    1. Após realizar o login no portal, acessa a página "APIs" presente no menu superior.

    2. Escolha a API desejada na vitrine de APIs.

    3. Na página da API escolhida, acesse a aba "Documentação" e clique em "Códigos de Exemplo" no índice de navegação lateral.

    4. Escolha a linguagem desejada e veja o código de exemplo de consumo da API solicitada.

  • Sobre a coleta de informações

    A Claro pode coletar e armazenar as seguintes informações:

    Informações Cadastrais

    Boa parte dos nossos serviços exige que você tenha um cadastro único com uma conta de usuário, permitindo assim, o seu acesso a todos os serviços da Claro.

    Quando você faz o seu cadastro, solicitamos: seu nome, o seu CPF, o seu RG, a sua data de nascimento, a informação de gênero e seus dados de contato, como telefone e e-mail.

    Perfil de Consumo

    Com o objetivo de aprimorar a sua experiência na Claro, estamos continuamente efetuando melhorias na rede, ampliando e personalizando ofertas de produtos e serviços, enviando alertas ou notificações. Para esses objetivos, a Claro poderá coletar informações de seu perfil de consumo, como: localização, recursos, dispositivos utilizados, navegação, ofertas contratadas ou pesquisadas, informações fornecidas enquanto utiliza os serviços, assim como a duração e a frequência das suas atividades.

    Cookies

    Os cookies são pequenos arquivos que armazenam informações sobre sua navegação em nosso site e em nossas publicidades. Essas informações são transmitidas para o seu dispositivo, como smartphone, tablet ou computador, com o objetivo de poder reconhecer você em futura navegação e acesso aos nossos serviços.

    O uso de cookies nos auxilia a oferecer a você um serviço mais personalizado e ágil, amparado em suas escolhas, permitindo analisar melhor suas necessidades, adequando o nosso site ao seu perfil.

    Os navegadores permitem que você gerencie em seu dispositivo a utilização dos cookies. Ao ativar essa funcionalidade, você poderá fazer uso dos recursos que permitem uma navegação personalizada no site e nos serviços da Claro. Sempre que desejar, essa função poderá ser desabilitada no navegador. Se você configurar o seu navegador para não utilizar cookies, o site poderá não funcionar adequadamente, ficando sujeito a demoras além do comum para que os conteúdos da página sejam carregados.

    Quando os cookies estiverem habilitados em seu dispositivo, a Claro poderá coletar informações básicas de sua visita ao site, que são armazenadas temporariamente, como pixels, caches e outras tecnologias.

    Sites e Aplicativos de Terceiros

    Os nossos serviços e produtos podem ser oferecidos a você por diferentes meios, como aplicativos, sistemas operacionais, plataformas, incluindo as de terceiros. Mas é importante observar que não nos responsabilizamos pelas análises de informações de sites e aplicativos feitas por terceiros, assim, como por armazenar informações que possam ser coletadas por publicidades, sistemas operacionais ou plataformas, mesmo que sejam realizadas a partir da página da Claro. Recomendamos que faça uma consulta às políticas de privacidade dos sites e aplicativos utilizados, onde poderá ter informações adequadas de como gerenciam e utilizam suas informações em outros sites e outros meios.

  • Sobre armazenar dados pessoais

    A Claro armazenará os dados pessoais coletados conforme previsto aqui nessa Política de Privacidade e registros de utilização dos serviços, nos termos exigidos pela legislação vigente, observando inclusive as limitações aplicáveis a cada modalidade de serviço, ou pelo tempo necessário a preservar os direitos da Claro conforme as leis aplicáveis. Os prazos de armazenamento serão:

    i. Na provisão de conexão à internet a Claro armazenará os registros de conexão pelo prazo de 1 (um) ano, e não guardará os registros de acesso a aplicações de internet;

    ii. Na provisão de aplicação de internet, nos aplicativos próprios da Claro os respectivos registros de acesso a aplicações serão armazenados por 6 (seis) meses;

    iii. Dados cadastrais e de faturamento serão armazenados no mínimo por 5 (cinco) anos.

    A maior parte das informações são processadas nos datacenters da Claro, respeitando as legislações vigentes.

  • Sobre disposições gerais

    Caso  você tenha cadastrado uma senha ou um nome de usuário para acessar o seu perfil em páginas, serviços ou aplicativos da Claro, informamos que você  é responsável  pela proteção do sigilo de sua senha, prevenindo-se, assim, de seu uso não autorizado.

    Informamos que reproduzir, distribuir, publicar, transmitir por quaisquer meios a terceiros, permitindo o acesso a informações nos sites, aplicativos ou mesmo acesso a serviços não contratados, através do uso de nomes de usuários ou senhas, de qualquer maneira, é rigorosamente proibido.

    Os contratos da Claro com você, nosso cliente, também possuem cláusulas sobre a coleta, análise, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Pela sua importância, recomendamos que conheça as regras que são aplicadas para cada serviço.

    Observamos que essa Política de Privacidade é empregada a todos os serviços e produtos oferecidos pela Claro, suas subsidiárias, coligadas e empresas sob o mesmo controle que a Claro. 

    O Código de Ética que orienta o comportamento dos colaboradores e parceiros da Claro zela por proteger a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a privacidade das informações que pertençam à Claro, ou a nossos clientes, fornecedores, parceiros e outros com os quais fazemos negócios.

  • Sobre o compartilhamento de dados pessoais

    Podemos compartilhar suas informações pessoais com empresas de nosso grupo econômico, com terceiros, com nossos parceiros de negócios, que sejam importantes para que seja viável nossa prestação de serviços.

    O compartilhamento dos dados pessoais poderá ser realizado com parceiros que estejam fora do país de residência de nossos clientes. Quando isso ocorrer, o processamento, a análise, o tratamento, o uso e o compartilhamento desses dados serão feitos sempre respeitando as leis e a atual Política de Privacidade.

    Quanto ao compartilhamento, este pode ocorrer respeitando os seguintes propósitos:

    Com empresas do Grupo e parceiros Claro, sempre com o objetivo de aprimorar a prestação do serviço que você contratou;

    Em caso de pedido judicial, a Claro pode compartilhar seus dados pessoais com as autoridades legais, sempre obedecendo as leis existentes na época da solicitação;

    Podemos enviar a instituições de Proteção ao Crédito informações específicas de nossos clientes com o objetivo de reduzir o risco de crédito e proteger pessoas e empresas de possíveis situações enganosas e fraudulentas;

  • Sobre o tratamento de dados pessoais

    A Claro poderá realizar o tratamento de dados pessoais coletados para as seguintes finalidades:

    Com o objetivo de garantir a sua segurança na identificação, autenticação e autorização de acesso aos nossos produtos e serviços;

    Para o melhor atendimento de suas solicitações e resolução de suas dúvidas;

    Para manter os seus dados atualizados para que possamos contatar você sempre que for preciso, seja por telefone, e-mail, SMS, mala direta ou por outros meios de comunicação;

    Para aprimorar a sua experiência na navegação em nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para uso em estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos sobre suas atividades e comportamentos ao utilizar os nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para divulgar os nossos serviços e os de nossos parceiros, e comunicar as novidades, funcionalidades e outras informações que possam ser relevantes para aperfeiçoar nosso relacionamento;

    Para que nos preservemos em nossos direitos e obrigações relativos à utilização dos nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para que possamos disponibilizar a você conteúdos relevantes e enviar, por exemplo, informações sobre sua fatura, seu consumo, seu pacote e promoções, além de outras facilidades;

    Para o envio de comunicações que você concordou em receber.

    A Claro, como  proprietária, é responsável por sua própria base de dados, e pode  utilizar as informações dentro do limite e propósito de seu ramo de atuação. A Claro poderá ainda utilizar informações de forma anonimizada, com o objetivo de aprimorar e personalizar continuamente os serviços que prestamos a você.

  • Sobre os direitos de acessar, corrigir, cancelar e contestar informações pessoais

    Armazenamos os seus dados pessoais em local seguro. Muitas vezes em nossos próprios servidores, de terceiros contratados ou na “nuvem”, sempre com o objetivo de melhorar nossos processos.

    Nos comprometemos, em toda hipótese, com os padrões (“modelos” para não repetir “padrões”) de controle e segurança, respeitando  os padrões exigidos.

    Você, cliente Claro,  possui os seguintes direitos, a respeito de seus dados pessoais:

    De correção de dados que possam estar incompletos, incorretos  ou desatualizados;

    Você poderá cancelar o consentimento dada à Claro, a qualquer momento. Para isso, é só entrar em contato com a central de atendimento ou com o canal que disponibilizamos, o Fale Conosco Claro;

    A Claro manterá as suas informações armazenadas pelo período  exigido pelas leis existentes.

  • Vocês podem retornar o endereço ou telefone na consulta do Cpf?

    O Claro Score retorna somente a pontuação de crédito do CPF consultado

  • What is SIM Swap?

    A SIM swap is a process in which a mobile phone user's current SIM card is deactivated or replaced with a new one. This is typically done by contacting the user's mobile service provider and requesting a new SIM card for various reasons, such as a lost or damaged SIM card, upgrading to a new phone, or changing phone numbers while keeping the same device.

  • What is the API functionality?

    The API provides 2 operations:

    • POST retrieve-date: Provides timestamp of latest SIM swap, if any, for a given phone number.
    • POST check: Checks if SIM swap has been performed during a past period (defined in the request with 'maxAge' attribute) for a given phone number.
  • Como funciona a API de verificação de número?

    A API Number Verify permite que um provedor de serviços (SP) verifique o número de telefone do dispositivo móvel usado para acessar seu serviço onde o dispositivo móvel está acessando o provedor de serviços por meio de uma rede móvel (as conexões WiFi estão fora deste escopo da API).

    Esta API usa a concessão padrão do código de autorização OAuth2 .O diagrama a seguir ajudará a esclarecer o processo de ponta a ponta, incluindo as etapas anteriores antes desta chamada de API.

  • How does the Number Verify API work?

    The Number Verify API enables a Service Provider (SP) to verify the phone number of the mobile device being used to access their service where the mobile device is accessing the service provider over a mobile network (WiFi connections are out of this API scope).

    This API uses the standard OAuth2 Authorization Code grant. The following diagram will help to clarify the end-to-end process, including previous steps prior to this API call.

  • Como criar uma conta

    Para criar uma conta no portal Claro Insight, siga os passos abaixo:

    1. Acesse nossa página de cadastro
    2. Preencha os campos do formulário de cadastro e clique no botão “criar nova conta”
    3. Você receberá em sua caixa de entrada um e-mail do nosso portal para finalizar o cadastro de sua conta. Clique no link para acessar o portal e definir sua senha.
    4. Após definir sua senha, você estará logado no portal Claro Insight e já possui acesso a todas as funcionalidades que temos a oferecer.
  • Como redefinir minha senha

    Para redefinir a senha da sua conta no portal Claro Insight, siga os passos abaixo:

    1. Acesse nossa página de redefinição de senha
    2. No campo “e-mail” do formulário, preencha o e-mail ao qual sua conta está vinculada e clique no botão “enviar”
    3. Você receberá em sua caixa de entrada um e-mail do nosso portal com um link para redefinir sua senha. Clique no link para acessar o portal e redefinir sua senha.
    4. Após redefinir sua senha, você já estará loggado no portal Claro Insight e já possui acesso a todas as funcionalidades que temos a oferecer.

     

  • Como editar meus dados cadastrais

    Para editar seus dados cadastrais, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “meu perfil”
    3. Essa página contém as informações do seu usuário. Clique no botão “editar perfil” para alterar as informações como preferir.
    4. Após alterar os dados no formulário de edição dos dados do seu perfil, clique no botão “salvar” para confirmar as alterações
  • Como solicitar uma API?

    Para solicitar nossas APIs, siga os passos abaixo:

    1. Faça o login ou cadastre-se em nosso portal
    2. Acesse a página de Catálogo de APIs
    3. Escolha a API que deseja solicitar
    4. Escolha o plano que melhor te atenda
      1. O plano “Trial” é recomendado para testes iniciais, uma degustação de como a API funciona e como pode te ajudar com seu negócio
      2. O plano “Pay Per Use” é recomendado para seu ambiente produtivo, pois a cobrança será aplicada em cima de cada resposta 200 - Sucesso que a API te entregar em suas consultas.
    5. Cadastre ou selecione seu grupo de permissão ao qual a API estará associada e prossiga
    6. Preencha as informações relacionadas a aplicação que conterá a API. Neste caso, a aplicação será responsável pelas chaves públicas e secretas (public key e secret key) que te darão acesso ao access token da API.
    7. Prossiga para a etapa de confirmação de dados e finalize a solicitação.
  • Como saber quais APIs eu tenho contratadas?

    Todas as APIs relacionadas ao seu usuário estarão disponíveis na página Minhas Aplicações. Você também pode encontrá-las nas respectivas páginas dos Grupos de Permissão ao qual seu usuário administra ou faz parte.

  • Solicitei uma API, mas não consigo realizar o consumo. O que fazer?

    Após a solicitação da API desejada, ela aparecerá na página Minhas Aplicações e também na página de seu Grupo de Permissão ao qual foi vinculada.

    Em ambas as páginas, é possível verificar o status de sua API.

    Caso o status seja “Aprovado”, o access token já está liberado e a API poderá ser consultada. Já no caso dos status serem “Pendente” ou “Reprovado”, o access token não dará acesso ao consumo da API.

    Neste cenário, aguarde a aprovação da API ou entre em contato conosco através da nossa página de Fale Conosco

  • Como gerar o token de consumo de uma API?

    Para gerar o token de consumo de uma API, acesse a página de detalhes do Grupo de Permissão ao qual a API está vinculada e procure pela API que deseja.

    Copie a chave pública (public key)

    Acesse em uma nova aba o site Base 64 Encode e cole a chave copiada no campo que aparecerá

    Após colar, acrescente : após a chave. Ficará algo como chave_publica_exemplo:

    Volte para a página de detalhes do grupo e copie a chave secreta (private key)

    Acessando a aba do site Base 64, cole a private key após o :. Ficará algo como chave_publica_exemplo:chave_secreta_exemplo

    Clique no botão encode e copie o access token que aparecerá para utilizá-lo em sua API

  • O token está retornando erro, o que fazer?

    Caso seu token retorne erro, verifique se você fez a criação do token corretamente. A composição correta para gerar o token no site Base 64 Encode é: chave_publica_exemplo:chave_secreta_exemplo

    Se estiver tudo ok e mesmo assim o endpoint de autenticação retorne erro para o seu token, entre em contato conosco através da nossa página de Fale Conosco

  • Por quanto tempo o token fica válido?

    Só é necessário gerar o token uma única vez, porém quanto ao access_token retornado pelo endpoint de autenticação, esse sim é necessário atualizar sempre que você for consumir a API.

  • Como consumir uma API?

    Para consumir uma API, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “minhas aplicações”
    3. A página mostrará todas as aplicações ao qual seu usuário tem acesso. Escolha a API desejada e clique em “ver detalhes”
    4. Você será redirecionado para a página do grupo de permissão que contém a API que você escolheu. Clique no ícone “seta” para expandir as informações da aplicação desejada.
    5. Siga os passos para gerar um token para o endpoint de autenticação:
      1. Copie a chave pública (public key)
      2. Acesse em uma nova aba o site Base 64 Encode e cole a chave copiada no campo que aparecerá
      3. Após colar, acrescente : após a chave. Ficará algo como chave_publica_exemplo:
      4. Volte para a página de detalhes do grupo e copie a chave secreta (private key)
      5. Acessando a aba do site Base 64, cole a private key após o :. Ficará algo como chave_publica_exemplo:chave_secreta_exemplo
      6. Clique no botão encode e copie o access token que aparecerá para utilizá-lo em sua API
    6. Cole esse token no campo “x-client-auth”, logo após o “Basic”. Ficará algo como: “Basic token_gerado”
    7. Com o retorno 200 do endpoint de autenticação, você poderá ver nas informações o “access_token”
    8. Copie o “access_token” e cole no campo “x-client-auth” do endpoint da API, logo após o “Bearer”. Ficará algo como “Bearer access_token”
  • Quantos retornos uma API pode ter?

    Os retornos variam de API para API. Consulte os possíveis retornos na página de detalhes da API, acessando a página Catálogo de API e escolhendo a API que deseja saber mais.

  • Como saber as informações de consumo das APIs que tenho contratadas?

    Para saber as informações de consumo de uma API, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “dashboard”
    3. Nessa página, filtre pelo grupo de permissão e pela aplicação ao qual a API está vinculada. Selecione também a data que deseja saber o consumo, e clique no botão “aplicar filtro”
    4. As informações aparecerão logo abaixo
  • Como saber qual grupo de permissão minha API está associada?

    Para saber qual grupo de permissão uma API está associada, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “minhas aplicações”
    3. A coluna “permissão” mostrará o nome do grupo ao qual a API está vinculada. Você pode clicar no nome do grupo para acessar a página do respectivo grupo de permissão
  • O que é um grupo de permissão?

    Um grupo de permissão é uma forma que encontramos de concentrar a gestão de suas APIs solicitadas e quais membros do seu time terão acesso aos dados dessas APIs.

    Você pode criar quantos grupos achar necessário para ajudar na sua gestão. Cada grupo conterá as respectivas APIs que você vincular a ele, e também terá apenas os membros que você convidar para fazer parte desse grupo.

    Dessa forma, você tem a possibilidade de criar um grupo apenas com as APIs para testes de integração, bem como dar acesso as essas APIs convidando seu time de integração para fazer parte desse grupo. Após concluir a integração, você poderá criar um novo grupo, dessa vez contendo as APIs que utilizará em ambiente produtivo, separando assim as APIs de integração das APIs produtivas.

    Este é só um exemplo de sugestão, fique a vontade para fazer a gestão do seu grupo como preferir.

  • Como saber quais grupos de permissão eu tenho associado ao meu usuário?

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”
    3. A página mostrará todos os grupos no qual seu usuário faz parte.
  • Quantos grupos de permissão posso ter vinculado ao meu usuário?

    Você pode ter quantos grupos achar necessário ter vinculado ao seu usuário.

  • Posso editar os dados grupo de permissão?

    Se você for um administrador do grupo de permissão, você terá acesso a edição dos dados desse grupo. Para isso, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login

    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”

    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui o ícone de uma seta no canto direito, ao clicar nessa seta você verá algumas opções, entre elas a opção “editar". Clique nessa opção para alterar os dados do grupo.
      OBS: Caso essa opção não apareça para seu usuário, isso significa que ele não é um administrador do grupo. Peça ao administrador que conceda essa permissão a você, ou que ele mesmo altera as informações.

    4. Após alterar os dados do grupo, clique no botão “salvar” para confirmar as alterações.

  • Posso excluir um grupo de permissão?

    Se você for um administrador do grupo de permissão, você terá acesso a exclusão desse grupo. Para isso, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login

    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”

    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui o ícone de uma seta no canto direito, ao clicar nessa seta você verá algumas opções, entre elas a opção “deletar grupo". Clique nessa opção para excluir o grupo desejado.
      OBS: Caso essa opção não apareça para seu usuário, isso significa que ele não é um administrador do grupo. Peça ao administrador que conceda essa permissão a você, ou que ele mesmo exclua o grupo em questão.

    4. Por segurança, preencha o nome do grupo como solicitado no campo e clique no botão "excluir” para confirmar a exclusão do grupo.

    OBS: Caso você exclua o grupo, você perderá todas as APIs vinculadas a esse grupo, bem como os membros desse grupo também não terão mais acesso a elas.

  • Como saber quais usuários fazem parte do meu grupo de permissão?

    Para saber quais usuários fazem parte do seu grupo de permissão, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”
    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui um botão “ver detalhes”. Clique nesse botão para acessar as informações do grupo desejado.
    4. Abaixo do nome do grupo há uma aba “membros”. Clique nessa aba para acessar a página de membros do grupo.
    5. Nessa página você poderá ver todos os membros que possuem acesso a esse grupo. Você também poderá ver quais membros possuem permissão de administrador ao visualizar um membro que possua o ícone “check” na coluna “administrador”. Caso você seja um administrador, você também poderá fazer a gestão desses membros através das opções presentes na coluna “ações”.
  • Quantos usuários posso ter em meu grupo de permissão?

    Você pode ter quantos membros achar necessário em seu grupo de permissão, inclusive conceder a permissão de administrador do grupo para mais de um membro caso achar necessário.

  • Como faço para adicionar um novo usuário ao meu grupo de permissão?

    Para adicionar um usuário em seu grupo de permissão, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”
    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui um botão “ver detalhes”. Clique nesse botão para acessar as informações do grupo desejado.
    4. Abaixo do nome do grupo há uma aba “membros”. Clique nessa aba para acessar a página de membros do grupo.
    5. Acessando a página de membros do grupo, você verá um botão “adicionar membro ao grupo”. Clique nesse botão.
    6. Agora na página de adição de membros, coloque o e-mail da pessoa que você deseja convidar para fazer parte do seu grupo de permissão. Caso seja mais de uma pessoa, separe cada e-mail com um vírgula entre eles. Ex. pessoa1@email.com,pessoa2@email.com
    7. Caso a pessoa precise de permissões de administrador, você pode marcar o checkbox “administrador” para que as permissões sejam vinculadas ao novo usuário.
    8. Para finalizar, clique no botão “adicionar membro” para finalizar o processo.
    9. A pessoa receberá em sua caixa de entrada um e-mail com as instruções para finalizar o processo.
  • Como editar as permissões de um usuário do meu grupo?

    Para editar as permissões de um usuário do seu grupo, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”
    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui um botão “ver detalhes”. Clique nesse botão para acessar as informações do grupo desejado.
    4. Abaixo do nome do grupo há uma aba “membros”. Clique nessa aba para acessar a página de membros do grupo.
    5. Nessa página você poderá ver todos os membros que possuem acesso a esse grupo. Você também poderá ver quais membros possuem permissão de administrador ao visualizar um membro que possua o ícone “check” na coluna “administrador”. Caso você seja um administrador, você também poderá fazer a gestão desses membros através das opções presentes na coluna “ações”.
    6. Clicando o ícone “lápis” na coluna de ações, você poderá editar as permissões do respectivo membro escolhido.
    7. Não esqueça de clicar no botão “salvar” para finalizar a ação
  • Como faço para excluir um usuário do meu grupo de permissão?

    Para editar as permissões de um usuário do seu grupo, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, clique no menu do usuário e depois, clique em “grupos de permissão”
    3. A página mostrará todos os grupos ao qual seu usuário faz parte. Cada grupo possui um botão “ver detalhes”. Clique nesse botão para acessar as informações do grupo desejado.
    4. Abaixo do nome do grupo há uma aba “membros”. Clique nessa aba para acessar a página de membros do grupo.
    5. Nessa página você poderá ver todos os membros que possuem acesso a esse grupo. Você também poderá ver quais membros possuem permissão de administrador ao visualizar um membro que possua o ícone “check” na coluna “administrador”. Caso você seja um administrador, você também poderá fazer a gestão desses membros através das opções presentes na coluna “ações”.
  • Como faço para associar uma API ao meu grupo de permissão?

    Para associar uma API ao grupo de permissão desejado, siga os passos abaixo:

    Para editar as permissões de um usuário do seu grupo, siga os passos abaixo:

    1. Acesse o portal Claro Insight e clique no botão “entrar” para fazer o login
    2. Após realizar o login em sua conta, acessa a página Catálogo de API
    3. Escolha a API que deseja e clique no botão "ver detalhes”
    4. Escolha o plano que deseja e clique no respectivo botão para prosseguir
    5. Agora selecione - ou crie - o grupo de permissão que deseja associar a API escolhida
  • Quantas APIs posso ter em um grupo de permissão?

    Você pode ter quantas APIs achar válido ter em seu grupo de permissão, inclusive poderá ter mais de uma mesma API caso seja necessário.


Possui dúvidas sobre o portal?

Para dúvidas relacionadas ao portal Claro Insight, como problemas no cadastro, grupos de permissão ou erro durante a solicitação de APIs, entre em contato com a nossa equipe através do formulário Fale Conosco.

Está com problemas técnicos?

Caso queira falar sobre problemas técnicos e administrativos relacionados ao consumo das APIs, entre em contato pelos canais de suporte da Claro:
Portal Embratel Cloud (clique em “Redefinir minha senha” no caso de 1º acesso)

0800 772 5683 - Digite 01 para Atendimento Cloud mesacld@embratel.com.br